[Toolbox] - Retrospectivas - "Sailboat Retrospective"
Uma alternativa prática e eficaz para Workshops.
Primeiro, vamos falar sobre por que essa dinâmica vale a pena. Um estudo da Scrum Alliance revelou que equipes que realizam retrospectivas regularmente podem ver uma melhoria na comunicação e na resolução de problemas de até 42%, isso significa que, se sua equipe está lutando para se alinhar, essa prática pode ser uma solução simples e eficaz, principalmente antes de um longo dia de workshop.
Utilizando a metáfora de um barco à vela, essa dinâmica traz um componente visual e colaborativo que promove discussões produtivas sobre o estado atual do projeto e as melhorias necessárias. A Sailboat Retrospective é uma ferramenta poderosa para times que desejam refletir sobre o progresso e identificar o que está ajudando e o que está dificultando o alcance de suas metas.
Neste guia, explico como aplicar a dinâmica, os benefícios de usá-la, os riscos envolvidos e como incentivar interações construtivas entre diferentes perfis. Ah, costumo usá-lo como o "start" do dia, logo após o Quebra-Gelo, assim todos memoram de forma macro e leve, se preparando para as próximas etapas, que costumam ser micro e sensíveis.
Preparação para a Dinâmica
Para garantir que a Sailboat Retrospective funcione bem, vale a pena atentar-se a alguns itens:
A Escolha do Ambiente em que a retrospectiva acontecerá pode influenciar bastante o engajamento e a criatividade. Se for uma sessão presencial, escolha uma sala tranquila, bem iluminada e com espaço para todos verem o quadro ou painel onde o "barco" será desenhado. Se possível, use impressões A0, que facilitam a movimentação para mudança de dinâmicas. Se a sessão for online, prepare um quadro virtual em plataformas como Miro, Mural (meu favorito) ou FigJam. A estrutura certa nos ajudará a criar um Ambiente de Segurança Psicológica, digo, precisamos que todos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias, então é fundamental que a dinâmica seja conduzida em um clima de respeito e acolhimento, inclusive, reforce que toda ideia é válida e as contribuições possuem pesos iguais, post-its não tem assinatura embaixo. Isso reduz a pressão e incentiva até os mais tímidos a participar.
Passo a Passo para Conduzir a Dinâmica
01. Explique a metáfora:
Inicie explicando que a equipe vai trabalhar com a metáfora de um barco à vela em direção a uma ilha. A ilha representa o objetivo do time; o vento simboliza os fatores que impulsionam o barco (equipe); a âncora representa bloqueios que retardam o progresso; e os recifes, possíveis riscos no percurso.
Explique cada elemento para o time, ajudando-os a visualizar o que cada um representa:
Vento (Impulsionadores): Peça para identificarem fatores que ajudam o time a avançar. O que está funcionando bem? Por exemplo, “Boa comunicação”, “Feedback positivo dos clientes”, “Ferramentas que agilizam o trabalho”.
Âncora (Bloqueios): O que está desacelerando o barco? Esses são os desafios internos, como “Escopo indefinido”, “Sobrecarga de tarefas”, “Alinhamento entre áreas”.
Recifes (Riscos): Que riscos podem impactar o projeto? Aqui, os riscos ainda não se materializaram, mas representam potenciais problemas. Exemplos: “Dependência de fornecedores externos”, “Mudanças no orçamento”.
Ilha (Objetivo): Pergunte qual é a meta do time (ex.: “Alcançar 10.000 usuários ativos”, “Entregar uma nova versão do produto”). Anote a resposta na ilha.
02. Reflexão Individual:
Divida em quatro rodadas (costumo dar 7min por quadrante) para que cada pessoa reflita e escreva suas ideias e coloque-as no quadrante da rodada. Isso permite que todos contribuam, especialmente os mais introspectivos. Lembre-se de usar cores diferentes para cada quadrante, isso ajudará na digitalização do material e na identificação dos pares.
03. Discussão em Grupo:
Agrupe as ideias semelhantes e incentive o debate. A ideia é buscar um entendimento comum e explorar os contrastes nas percepções, e quase sempre é necessário reclassificar algum post-it. Quando forem mais de um grupo, peça para que alguém apresente rapidamente alguns pontos levantados pelo grupo.
A Sailboat Retrospective é uma técnica poderosa que usa uma metáfora visual para promover a reflexão, o alinhamento e a colaboração. Com práticas simples, como incentivo à escuta ativa e integração de diferentes perfis, você pode transformar essa dinâmica em um momento altamente produtivo e de alinhamento de todo o time. Particularmente, a uso como "entrada" e não "prato principal", digo, geralmente ela antecede um Mapeamento de Jornada, então os participantes materializam um rico material sem gastar grande energia, e principalmente, tempo!
É isso, coloque em prática e boa sorte! Aproveita e fale sobre suas dinâmicas favoritas. Compartilha comigo, adoraria testar outras técnicas :)
Referências
CAROLI, Paulo; COIMBRA, Tainã. FunRetrospectives: Activities and ideas for making agile retrospectives more engaging. 1st ed. [S.l.] Editora Caroli, 2020
Derby, E., & Larsen, D.. Agile Retrospectives: Making Good Teams Great. Pragmatic Bookshelf. Editora Pragmatic Bookshelf, ****2006
Scrum.org. (2020). The Guide to Scrum Retrospectives.
Agile Alliance. (2021). Agile Retrospectives: Principles and Practices.